terça-feira, 30 de março de 2010

Educação no trânsito (1)

Não sei do que exatamente as pessoas sentem falta quando dizem que estão com saudades de algum lugar... Será das pessoas que estão nesse lugar? Será da comida que esse lugar serve? Será do clima desse lugar? Da paisagem? Do cheiro?

Já fazem mais de dois meses que estou de volta e continuo sentindo falta da civilidade que existe no trânsito por lá (por incrível que pareça!). Eu sei que existem motoristas loucos e desvairados, como em todos os lugares. Existe gente sem educação também! Mas no geral, os motoristas são respeitadores das leis de trânsito.


Por exemplo, quando existe placa de PARE nos cruzamentos, aqui no Brasil, a gente reduz a velocidade, olha e se achar que dá, atravessa. Lá não é assim. A placa de STOP é pra parar mesmo, não é só pra reduzir e ter atenção. A gente é obrigada a parar mesmo, pisar no freio e fazer o carro parar. Mesmo que não tenha nenhum carro vindo, mesmo que seja tarde da noite. Tudo bem, pode parecer meio sem sentido pra nós pois pra que gastar o freio do carro e os pneus e mais combustível pra dar saída novamente se temos certeza que não vem nenhum carro e ninguém vai atravessar a rua?

Eu não tenho certeza, mas acho que deve ser hábito mesmo. Esse hábito é bastante saudável quando passamos por um cruzamento sem semáforo e com movimento. Provavelmente haverá placa de STOP para os 4 lados. É muito interessante pois os carros param e cada um atravessa pela ORDEM DE CHEGADA no cruzamento! Funciona!

Tem muito mais coisas interessantes sobre o trânsito e os motoristas. Postarei em outra ocasião. Mas deixo registrado que fico bastante indignada e/ou furiosa com a falta de educação que eu vejo no trânsito, todos os dias, em qualquer trajeto, a qualquer hora... Fico muito triste de ver tanta falta de civilidade, que dirá de humanidade, no trânsito brasileiro. Principalmente porque eu sei, eu vi que pode ser muito melhor e que depende apenas das pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário