quarta-feira, 21 de abril de 2010

Don't litter!

San Diego Downtown

San Diego Trolley

Apesar dos americanos reclamarem que o povo lá joga muito lixo na rua, eu achei tudo muito limpinho por lá... (acho que já disse isso aqui antes...)
Por que eu resolvi escrever sobre isso? Porque é outra coisa que já me incomodava antes de eu conhecer San Diego e que tem me incomodado mais ainda depois que voltei.


Brasília W3 Sul
Essa sensação de que "não precisa ser assim, isso tem jeito de melhorar" está mais presente em mim agora, depois que vi in loco que algumas coisas são possíveis. Por exemplo, a questão de jogar lixo na rua. A gente não precisa procurar por pessoas jogando coisas na rua, aqui elas estão em todos os lugares e são de todos os tipos: bem-vestidos, mal-vestidos, ricos, pobres, jovens, velhos, homens, mulheres, pedestres, motoristas... A coisa é muito descarada, as pessoas não têm vergonha. É muito triste ver um pai jogando uma lata de cerveja pela janela do carro na frente dos filhos. Só nessa cena identificamos pelo menos duas coisas erradas: beber ao volante e jogar lixo na rua.

Mas eu acho que tem jeito, com campanhas educativas envolvendo toda a sociedade... As escolas e os professores também são imprescindíveis para a mudança dos hábitos das gerações futuras. Outro dia, um motorista de taxi estava comentando sobre isso, dizendo que não adianta fazer campanha com os velhos, pois estes não vão mudar mais. É cada vez mais comum a gente ver, com satisfação, uma criança ou um jovem chamando atenção de seus pais, para não fumarem, para não dirigirem após beber, para não deixar a torneira aberta, etc... Até para não jogarem lixo fora da lixeira!


Lá (por onde eu andei), jogar lixo na rua é proibido e passível de punição, com multas gradativas (se for a primeira vez o valor é menor), e em alguns lugares e casos, até com prisão!

Como é fiscalizado eu não sei... mas em alguns lugares eu vi placas com valores de multas...



2 comentários:

  1. Gostei muito de seu blog. O designe combina com a proposta. E resgata a idéia original de blog. Vou ler e acompanhar. um grande abraço
    Roberto Beling

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Beto!
    Na verdade, eu não sei o que fazer com este blog porque não consigo mais postar muita coisa nele...

    ResponderExcluir