domingo, 25 de outubro de 2009

Transporte público em San Diego

Sempre é bom ter um carro.
Mas o transporte público aqui, pra quem é do Brasil, é uma maravilha.
Começando pelo trânsito, os motoristas são educados, não são estressados, pedestres estão em primeiro lugar sempre, quando tem aquela placa de STOP no cruzamento, os motoristas PARAM, não só reduzem a velocidade, mesmo que não tenha nenhum carro nem gente pra passar, mesmo que seja tarde da noite...

O sistema de transporte público aqui é composto pelos trolleys e pelos ônibus. As tabelas de horários além de estarem disponíveis no site (http://www.sdmts.com/, para quem tiver curiosidade), são oferecidas impressas nos próprios ônibus ou nos lugares onde são vendidos os passes.
Aqui não tem trocador de ônibus porque você não pode pagar a passagem sem ser com o valor exato ou com os passes. Existem várias modalidades de passes: para um dia, dois, até quatro. Depois tem para metade do mês e mês inteiro. Esses passes dão direito a utilizar qualquer linha dos ônibus locais e trolleys em qualquer horário e dia, respeitando-se a validade.
No site você pode fazer o planejamento de seu itinerário. Basta colocar onde você está, para onde você quer ir, data, horário (que pode ser de partida de onde você está ou de chegada para onde você quer ir), que você consegue o roteiro completo da sua viagem, com os horários e locais onde você deverá pegar os ônibus e quantas milhas você anda a pé em cada trecho.
... E FUNCIONA!!!
Além disso, acho que já comentei em outro post, os ônibus e trolleys não ficam cheios. Nunca vi nenhum passageiro em pé nos ônibus, e nos trolleys já vi ficar sem lugar pra sentar, daí as pessoas se sentaram no chão mesmo. Isso eu vi quando fui a San Ysidro, que é praticamente na divisa com o México...

Nenhum comentário:

Postar um comentário